terça-feira, 29 de julho de 2014

Captain America (2012-) #19

A Marvel e o roteirista Rick Remender anunciam este arco "The Iron Nail" como a história que vai mudar a vida do Capitão América para sempre. Pelos anúncios recentes vocês já tem idéia do que vai acontecer então não preciso ficar explicando. Nesta edição temos a terceira parte do arco na qual o Gungnir, o porta-aviões mais poderoso da S.H.I.E.L.D. já está sob comando do vilão Prego de Ferro e do bizarro Dr. Mindbubble. Steve, a bordo da nave tem seu primeiro confronto direto com os dois e no final é aprisionado pelo controle mental do vilão (isso era inevitável, né?)
Remender novamente entrega um puta roteiro de ação nesta edição. Desde o início já temos Steve Rogers chutando, socando e "escudando" tudo em seu caminho. O cara é mostrado como uma máquina de bater aqui. Em algumas cenas temos Maria Hill tentando se virar e Jet Black tira a bunda do sofá e parte pra dar uma mãozinha para o Capitão. Mas basicamente esta edição é pura ação. Não acho que esses dois antagonistas sejam os mais adequados pra promover tais "mudanças" drásticas no personagem. Na verdade os dois vilões tem menos carisma que um pote de granola. Mas não posso negar a qualidade desse roteiro. É simples e funcional. Sem enrolação.
A arte de Nick Klein continua perfeita pra essa HQ. O cara não faz nada demais e não reinventa a roda, mas as cenas de ação são precisas, impactantes e diretas. O enquadramento é reto e sem frescura e a movimentação do Capitão é empolgante. O desenhista poderia ter optado por uma mega splash page com a queda dos porta-aviões, mas mantem quadros menores para a batalha aérea e foca a ação na luta de Steve contra a verdadeira e horripilante face do Prego de Ferro. Sem frescura e perfeita essa arte.
Captain America 19 é um puta gibi de ação. Porrada o tempo todo como deve ser e há até uma motivação e um escopo maior que deve mudar mesmo a vida desse elenco todo. Os antagonistas novamente ainda me parecem bem genéricos e sem graça e o cliffhanger final é totalmente previsível. De qualquer maneira o arco está divertido e a arte é muito legal. Boa leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário